top of page

Conheça a Região dos Vinhos Verdes, em Portugal

Onde ficar, comer e beber na Região Demarcada dos Vinhos Verdes

Vinho verde (Foto: Elaine de Oliveira)

Vinho verde

Recentemente, estive na Região Demarcada dos Vinhos Verdes, em Portugal, e foi surpreendente o que vi por lá. Principalmente pelo fato de não ser um destino muito badalado quando se trata de turismo de vinhos. Antes de mais nada gostaria de esclarecer para muitos que ainda não sabem: vinho verde não é verde, ok? Ele pode ser espumante, branco, rosé, tinto e até laranja! Leva esse nome por causa da região onde é produzido, no noroeste de Portugal, na zona tradicionalmente conhecida como Entre-Douro-e-Minho, que é de fato cercada de uma vegetação muito rica e paisagens predominantemente verdes.

Uma das coisas que mais me chamou atenção foram os preços dos hotéis. Dá para ficar feliz num cinco estrelas pagando 70 euros a diária para o casal com café da manhã incluso. Fiquei em dois que certamente voltaria.

Pousada de Amares (Foto: Elaine de Oliveira)

Pousada de Amares

O primeiro foi a Pousada de Amares, um lugar que você entra e tem a impressão de estar em um cenário de filme de época. É sediado num mosteiro cisterciense do século XII, entre a cidade de Braga e a Serra do Gerês, com vista para as montanhas e clima muito romântico. O segundo, o Monverde – Wine Experience, construído no meio dos vinhedos da Quinta da Lixa. Tive a sorte de chegar lá no dia da colheita e consegui acompanhar de perto o trabalho dos camponeses que felizes cantavam em coro enquanto colhiam as uvas. Emocionante! O que posso dizer é que experimente muita coisa diferente — e surpreendente! Vinho verde, para a maioria das pessoas, é fresco, com baixo teor alcóolico e ideal para se beber jovem. Muitos realmente são e eu, particularmente, adoro isso. Mas permita-se conhecer as muitas surpresas que eles têm para apresentar. Desde os vinhos com ótimo potencial de guarda e  complexidade, grau alcóolico mais elevado, tintos interessantes feitos com a uva vinhão que pouco chegam no Brasil, até os brancos macerados com as cascas — no caso, os laranjas. 

Colheita Vinho verde (Foto: Elaine de Oliveira)

Colheita Vinho verde

Dos restaurantes que estive, minha recomendação vai para o uma estrela Michelin Largo de Paço Relais & Chateaux, em Amarantes, onde o chef Tiago Bonito apresenta um menu primoroso. Outro que também adorei foi o Hool Restaurante, na Praça da Oliveira, em Guimarães. E o Solar das Fontes, a marisqueira mais incrível que conheci em Portugal. Enfim, uma coisa é certa: bons vinhos e boa comida não faltam por lá.

bottom of page