top of page

Um passeio pelas vinícolas da Provence

Cidades no sul da França imperdíveis para visitar com uma taça na mão

Provence: um passeio e tanto (Foto: Acervo pessoal)

Gordes: uma das cidades medievais mais lindas da Provence

Os rosés cada vez mais fazem parte do dia a dia do brasileiro, mas isso não deixa de ser uma novidade. Até pouco tempo, esse tipo de vinho era considerado por muitos de baixa qualidade e associado de forma preconceituosa a uma bebida feito para mulheres — dois grandes absurdos! Fato é que a má fama impedia que muita gente se permitisse degustar um bom rosé e se apaixonar.

Hoje, confesso, me dá certa satisfação sentar num restaurante, olhar para uma mesa inteiramente masculina e ver todos com uma taça de vinho rosé na mão.


Há rosés incríveis produzidos em diversos lugares, mas é da Provence, sul da França, que vêm os mais prestigiados rosés do mundo. Famoso por sua elegância, o rosé provençal é rosa clarinho, leve, fresco e sedutor — sempre nos convidando para uma próxima taça. A Provence, além de seus rosés únicos, tem também uma gastronomia deliciosa e muito peculiar, que harmoniza perfeitamente com seus vinhos. Além de paisagens belíssimas, com cidadezinhas de pedra e seus famosos campos de lavanda.

Elaine (Foto: Acervo pessoal)

Lago Gorges du Verdon

Estive lá propositalmente na primavera para ver os campos de flores, que nessa época do ano deixam tudo ainda mais bonito. Aos apaixonados, recomendo visitar as cidades de Gordes (onde foi gravado o filme Um Bom Ano, com Russell Crowe), Roussillon, famosa pelos seus ocres de diferentes tonalidades, e a minha favorita, Moustiers-Sainte-Marie – uma cidadezinha medieval encravada num canyon de calcário que fica a 5 minutos do Lago Gorges du Verdon, de água azul turquesa onde é possível alugar caiaques, stand up paddle, pedalinho e até barco.

Tudo isso, claro, sempre com uma taça de vinho rosé na mão, porque de boba não tenho nada!

Mais lidos:

bottom of page