• Elaine de Oliveira

Vinho combina com comida japonesa?

Atualizado: Mai 3

Aprenda a harmonizar vinhos com sushi, yakisoba, tempura e outros pratos da gastronomia japonesa

Sushi com vinho pode? Não só pode como deve! (Foto: Reprodução)

Sushi com vinho pode? Não só pode como deve!

Muita gente se sente perdido quando o assunto é harmonizar bebidas com comida japonesa e acaba pedindo saquê achando que não existe outra opção. O que poucos sabem é que vinho combina (e muito!) com sushis, tempuras e yakisobas e pode lhe render uma experiência surpreendente.

A regra básica de qualquer harmonização é que a bebida escolhida não se sobreponha ao sabor do prato e vice-versa. O mais importante é conseguir um equilíbrio, fazendo com um destaque o sabor do outro deixando tudo mais gostoso.

Diante da complexidade dos pratos da gastronomia japonesa — que mistura frutos do mar, carnes e temperos condimentados, como shoyu, wasabi, gengibre etc. –, é mesmo um desafio escolher o vinho certo.

A melhor dica aqui é escolher sempre os vinhos leves e com acidez elevada. Espumantes, brancos e rosés são as apostas certeiras para acompanhar desde peixes crus, como sushis e sashimis, graças à leveza dessas receitas, até pratos mais condimentados, porque moderam a sensação de ardência, e ainda as frituras, como tempuras e hot rolls, já que cortam a oleosidade por conta da acidez, refrescando e limpando o paladar. Fácil, não? Agora preste atenção nos detalhes.

Espumantes: qualquer um vai harmonizar maravilhosamente bem. Seja ele jovem ou mais envelhecido, branco ou rosé, brut ou extra brut. Só evite o moscatel que costuma ser muito adocicado.

Brancos: as escolhas certeira são chablis, vinho verde, muscadet ou algum feito com as uvas sauvignon blanc e pinot grigio. Para pratos mais exóticos, escolha os produzidos com as uvas riesling, gewürztraminer e torrontés.

Rosés: prefira os mais clarinhos como os que são produzidos na Provence, no sul da França. Costumam ser leves e muito frescos, perfeitos para os pratos feitos com peixes crus.

Tintos: se você não abre mão dele de jeito nenhum, escolha um prato quente, como yakisoba, lámen, carne com shimeji ou shiitake, e harmonize com um bom pinot noir. Também será um encontro feliz, garanto.

#comidajaponesa #harmonizacao #vinho #wine

1 visualização0 comentário