top of page

Sete filmes sobre vinho para assistir embaixo das cobertas com a taça na mão

Fim de semana chegando e a gente já fica como? Só pensa em sofá, edredom, filminho e um bom vinho para curtir esse tempo gostoso, afinal nada melhor do que ficar em casa embaixo das cobertas, ne?

Pensando nisso selecionei 7 filmes que tenham o vinho como tema para deixar tudo mais perfeito.



1 – O Segredo de Santa Vitória O vilarejo de Santa Vitória, no norte da Itália, famosa no mundo pelos seus magníficos vinhos, após uma grande confusão vê seu bêbado mais notório, Bombolini – interpretado por Anthony Quinn – virar prefeito. Quando chega a notícia de que o governo fascista se rendeu, ele sobe numa caixa d’água e chora pela bandeira. Logo uma multidão cerca o local e grita o seu nome, com apenas esse gesto a vida de Bombolini muda para sempre. A partir desse momento os moradores recebem então a difícil missão de esconder suas garrafas de vinhos dos alemães nazistas.


2 – Caminhando nas Nuvens Conta a história de Paul que volta da segunda guerra e conhece no ônibus a filha de um vinicultor, voltando do colégio indo para casa ajudar na colheita. Ela não é casada, mas está grávida e ele se oferece para passar por seu marido e conter a ira do pai. É uma linda história de amor, com fotografia impecável, muita gente pisando em uva e uma trilha sonora maravilhosa.




3 – O Que Nos Liga Após uma ausência de 10 anos, Jean volta a sua cidade natal quando seu pai fica doente. Reunindo-se com sua irmã, Juliette, e seu irmão, Jérémie, eles precisam reconstruir seu relacionamento e confiar um no outro novamente para dar continuidade à vinícola da família.



4 – Um Bom Ano Aos 11 anos, Max Skinner é cuidadosamente educado na arte de saborear vinhos por seu tio Henry, dono de um vinhedo na França. Adulto, torna-se um bem-sucedido homem de negócios em Londres. Certo dia recebe a notícia de que o tio morreu, deixando-o como único herdeiro. Prevendo bons negócios, resolve fazer uma rápida viagem para visitar a propriedade. Mas, uma vez ali, percebe que não será tão fácil vender o lugar que lhe traz tantas lembranças da infância.



5 – O Julgamento de Paris Em 1976, um pequeno vinicultor americano desafiou a tradicional supremacia francesa e provocou uma tensão na indústria vinícola mundial ao colocar a Califórnia no mapa dos bons vinhos. Baseado em fatos reais, o filme mostra como a história do vinho mudou para sempre a partir do que se convencionou chamar de “Julgamento de Paris”.


6 – Sideways: Entre Umas e Outras Miles Raymond é um homem depressivo, que tenta se tornar um escritor. Fascinado por vinhos ele decide dar como presente de despedida de solteiro a Jack, seu melhor amigo, uma viagem pelas vinícolas do Vale de Santa Inez, na Califórnia. Eles partem juntos na viagem, mas logo se envolvem com duas mulheres. Jack conhece Stephanie, a funcionária de uma vinícola local, que faz com que ele queira anular seu casamento, que está marcado para daqui a poucos dias. Já Miles se interessa por Maya, uma garçonete que tem a mesma paixão por vinho que ele.



7 – O Vale das Paixões Na década de 30, uma jovem sai da Inglaterra com destino à Califórnia para ajudar os seus tios, produtores de vinho, que mantiveram seus lucros mesmo nos anos de seca. Mas o que a garota não imagina é que o objetivo da família é arranjar um casamento dela com um herdeiro de outra vinícola e assim unir as terras.



bottom of page