top of page

Cheiro de flor: saiba reconhecer aromas florais no vinho e beba a primavera em taças

A estação mais colorida do ano chegou, e a gente fica como? Com água na boca só de pensar nos vinhos frescos e leves que a primavera pede.

Aromas floram trazem frescor aos vinhos (Foto: Unsplash/ Aesop Wines)

Aromas florais deixam o vinho mais divertido

Todo mundo já ouviu falar do aroma floral encontrado em diversos tipos de vinho, nem por isso consegue identificá-los. Calma. Sei bem que isso parece um bicho de sete cabeças, mas não é.

A primeira coisa que você tem que saber é que só vai reconhecer os cheiros que conhece — e isso serve para qualquer outro aroma que a bebida ofereça. Desenhando: se eu disser que tal vinho tem notas de flor de laranjeira, você só vai perceber isso se conhecer o perfume da flor de laranjeira.

Visitar feiras e casas de flores é uma ótima ideia para conhecer melhor o aroma de cada flor — mesmo de máscara, é possível treinar o olfato. Como está difícil sair, a melhor dica é manter a casa florida e variar os arranjos semana a semana. Além de deixar o ambiente mais vivo e bonito, você terá contato diário com o aroma delas. Aí é gastar (ou ganhar!) um tempo percebendo a diferença entre um tipo e outro, suas nuances e a sensação a que determinado perfume lhe remete. Quando sentir então a mesma coisa em um vinho, vai saber direitinho que aroma é aquele.

Para ficar mais fácil ainda, CLIQUE AQUI e veja a nossa seleção de vinhos de primavera cheios de frescor – a maioria com deliciosos aromas florais – afinal, nada melhor que a prática para aprendermos mais rápido, não é mesmo? 🌺🥂🍷

bottom of page