• Elaine de Oliveira

Como guardar vinhos em casa se você não tem uma adega

Atualizado: Mai 3

Ninguém precisa de adega climatizada para guardar os vinhos sem danificá-los. Veja minhas dicas e se livre desse problema

Nem todo mundo que gosta (e consome) vinho tem uma adega climatizada em casa. Quer saber?  Não precisa. Dá para armazenar as garrafas tranquilamente sem o equipamento. Esse cuidado faz a toda a diferença. Veja as minhas dicas e garanta a qualidade de sua bebida.


– Mantenha-os o mais distante possível da luz solar e de qualquer outra luz, isso pode oxidá-lo.

– Guarde as garrafas em local fresco e longe da umidade.

– Nunca guarde os vinhos perto de produtos de limpeza.

– Evite lugares muito quentes, como o armário que fica ao lado do fogão.

– O ideal é que as garrafas sejam armazenadas deitadas, mantendo o contato do líquido com a rolha para hidrata-la e evitar seu ressecamento e consequente oxidação. No caso dos vinhos fechados com rosca isso não é necessário.

– Organize as garrafas de maneira que seus vinhos de guarda (aqueles que não devem ser consumidos tão cedo, os famosos “vinhos que melhoram com o tempo”) fiquem em um lugar que não precise ficar mexendo neles a toda hora. Dê preferência a deixar na frente os vinhos mais jovens, do dia a dia.

– Espumates vinhos brancos e rosés jovens podem ser guardados na geladeira, assim facilita para quando você quiser beber e não precisa sair correr para colocá-los para gelar de última hora. Deixe fora só os que tem potencial de guarda e os que você não tem a intenção de beber logo.


#adega #adegadevinho #vinho #wine

0 visualização0 comentário