O vinho depois de aberto entra em contato com o oxigênio e vai perdendo sabores e aromas. Saiba como tomar a garrafa inteira sem desperdiçar uma gota
Garrafas abertas devem ser conservadas na geladeira, em posição vertical
Está com vontade de beber uma taça de vinho, mas pensou duas vezes antes de abrir a garrafa com medo de estragar o que sobrar depois? Muita gente passa por isso e a dúvida é sempre a mesma: quanto tempo posso guardar um vinho depois de aberto e mantê-lo em perfeito estado para consumo? Depois de aberto o vinho branco, rosé e tinto leve duram em média dois dias. Já os tintos mais encorpados podem durar até três — dependendo da qualidade. Em resumo: quanto melhor for o rótulo, mais tempo ele pode durar. Guarde na geladeira O melhor lugar para conservar um vinho aberto é na geladeira, longe do calor e da luz, de preferência em posição vertical. Se a garrafa estiver deitada, a superfície do vinho em contato com o oxigênio será maior. Transfira para uma garrafa menor Outra dica boa é transferir o vinho que sobrou para uma meia garrafa, aquelas de 375 mililítros, com tampa de rosca. Mesmo que ainda haja oxigênio no topo, a quantidade será menor do que em uma garrafa grande. Invista em uma bomba a vácuo Também conhecido como Vacu Vin, esse aparelho (que custa cerca de R$ 60) retira o oxigênio da garrafa através de uma rolha de plástico perfurada que vem acompanhando uma bomba. Assim, o vinho pode durar uma semana ou mais na geladeira em perfeito estado para consumo. Existem dezenas de utensílios mais sofisticados que cumprem essa função. Mas não precisa gastar dinheiro com isso. A menos que você tenha um vinho raro em casa, essas dicas são suficientes para você tomar sua taça tranquilamente, sem se preocupar em voltar a tomar o restante daqui a alguns dias.
Espumantes e vinhos de sobremesa Existe uma tampa especial para guardar espumantes na geladeira sem perder perder o gás, à venda em supermercados de grandes redes e lojas especializadas. Com ela, as borbulhas permanecerão ativas por até três dias. Já o vinho do Porto e os de sobremesa têm como conservantes natural o álcool e o açúcar e duram um pouco mais. Os Vintage, LBV e Ruby, de dois a três dias; o Tawny, até uma semana; e os Portos 10 anos, cerca de um mês. Outros rótulos adocicados podem ficar, em média, uma semana abertos.
Comentários